Teatro Castro Alves oferece cursos online gratuitos sobre música sinfônica

0
276

Interessados têm até dia 6 de maio para fazer inscrições. Cursos duram três meses e são voltados para quem não tem conhecimento sobre música sinfônica.

O Teatro Castro Alves oferece três cursos virtuais gratuitos sobre o universo da música sinfônica, voltados para apreciação musical e iniciação à flauta doce. Os interessados têm até o dia 6 de maio para fazer as inscrições.

Com duração de três meses, os cursos são ministrados por professores que são músicos vinculados à Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA). As aulas serão sempre das 10h às 10h45, por meio de uma plataforma na internet.

Os cursos disponíveis são: “A linguagem musical no contexto da orquestra sinfônica”, com Alexandre Loureiro, às segundas-feiras; “Grandes compositores da música clássica”, com Karina Martins Seixas, às terças-feiras; e “Iniciação a flauta doce”, com Uibitu Smetak, às quartas-feiras.

Segundo o TCA, não é necessário ter conhecimento prévio do assunto, porque a proposta dos cursos é a introdução à apreciação musical e à prática de instrumento. Uma aula inaugural com os três professores será realizada, para todos os alunos, no dia 8 de maio, no mesmo horário. As inscrições devem ser feitas no site do TCA.

Os cursos são oferecidos pelo TCA, em parceria com o Centro de Formação em Artes (CFA) da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Bahia (SecultBA).

Cursos

  • A LINGUAGEM MUSICAL NO CONTEXTO DA ORQUESTRA SINFÔNICA

Com professor Alexandre Loureiro
Aulas às segundas-feiras, das 10h às 10h45, a partir de 11 de maio
30 vagas (inscrição sujeita à lotação)
Pré-requisito: maiores de 15 anos

Com objetivo de introduzir o público leigo ao universo da música de concerto, o curso foca na apreciação de obras criadas para orquestra sinfônica e em seus instrumentos. São abordados os elementos da música, as características dos instrumentos de uma orquestra, o papel do maestro, os elementos e sinais básicos constitutivos de uma partitura musical, dentre outros temas, visando a apreciação musical consciente. O curso não objetiva a formação de músicos, mas também é de grande proveito para quem já o é ou deseja ser. O professor e violinista Alexandre Loureiro, bacharel em Música, possui larga vivência em música orquestral, tendo atuado durante muitos anos na OSBA.

  • GRANDES COMPOSITORES DA MÚSICA CLÁSSICA

Com professora Karina Martins Seixas
Aulas às terças-feiras, das 10h às 10h45, a partir de 12 de maio
30 vagas (inscrição sujeita à lotação)
Pré-requisito: maiores de 15 anos

O curso trata da trajetória de vida de grandes mestres compositores da música erudita e suas principais obras, levando o participante a uma viagem histórica e ampla para conhecer os nomes fundamentais deste universo. Karina Martins Seixas, professora de orquestra, é formada em Licenciatura em Música pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com especialização em Arteterapia (IJBA). Integra a OSBA desde 2000 e promove o projeto “A música e os seus segredos” desde 2010.

  • INICIAÇÃO A FLAUTA DOCE

Com professor Uibitu Smetak
Aulas às quartas-feiras, das 10h às 10h45, a partir de 13 de maio
20 vagas (inscrição sujeita à lotação)
Pré-requisito: maiores de 15 anos que possuam flauta doce

O curso oferece capacitação elementar em música na execução de flauta doce. Durante as aulas, os alunos recebem noções de execução do instrumento, assim como tópicos de teoria e apreciação musical. A flauta doce, em nível inicial, é de aprendizagem relativamente fácil. Seu mecanismo é simples e sua emissão, imediata. Além disso, é muito acessível pelo seu baixo custo e grande portabilidade. Também é um instrumento de grande versatilidade, pois com ela pode-se tocar música folclórica, popular e clássica. Uibitu Smetak é violinista da OSBA.


Qualifique Já!

Leia outras notícias em nosso site Qualifique Já! Siga, também, o Qualifique Já! no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva em nosso canal no Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do WhatsApp pelo telefone (71) 99908-4281.

Curta nossa página

Grupos no WhatsApp e Telegram

Participe também de nossos grupos no WhatsApp e Telegram e receba diariamente todo o nosso conteúdo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui