Saiba o que é Ozonioterapia e entenda a polêmica em torno do tratamento

0
281

Defendida no combate ao Covid-19, a ozonioterapia é usada no tratamento de câncer, doenças virais, hérnias de disco, queimaduras e dores articulares.

ozonioterapia ganhou as redes sociais depois que o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni (MDB), no Litoral de Santa Catarina, sugeriu a técnica no tratamento de pacientes com o novo coronavírus. Mas o que é a ozonioterapia?

Não é uma novidade.

A técnica, que consiste na aplicação dos gases oxigênio e ozônio por diversas vias, como intravenosa ou intramuscular, com objetivo terapêutico, é usada no Brasil há mais de 45 anos, para tratamento, de modo isolado ou complementar, de patologias como câncer, doenças virais, hérnias de disco, queimaduras e dores articulares.

O paciente recebe uma mistura dos gases oxigênio (95%) e ozônio (5%).

Quem defende lembra que a ozonioterapia é utilizada em diferentes países e aponta seus benefícios no corpo.

Segundo o Colégio Médico Brasileiro de Ozonioterapia (CMBO), o ozônio “é um potente anti-inflamatório, melhora a imunidade, a oxigenação dos tecidos”, além de ter um baixo custo.

Atualmente, em média, uma sessão de ozonioterapia custa R$ 90.

Ozonioterapia e coronavírus

Desde abril, um mês depois da pandemia chegar ao Brasil, a utilização da ozonioterapia contra a Covid-19 é defendida por alguns médicos e políticos.

deputada federal Paula Belmonte (Cidadania-DF) propôs um projeto autorizando o tratamento no Brasil. E no mês passado, a terapia foi tema de um debate no Congresso Nacional.

Conselho Federal de Medicina (CFM) alertou, em nota pública, que vai recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) caso a proposta seja aprovada pelos parlamentares.

Para o CFM a ozonioterapia ainda carece de garantias de eficácia e segurança.

Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) também se manifestou. De acordo com a entidade “não há qualquer evidência científica que a ozonioterapia proteja contra a Covid-19”.


Qualifique Já!

Leia outras notícias em nosso site Qualifique Já! Siga, também, o Qualifique Já! no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva em nosso canal no Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do WhatsApp pelo telefone (71) 99908-4281.

Curta nossa página

Grupos no WhatsApp e Telegram

Participe também de nossos grupos no WhatsApp e Telegram e receba diariamente todo o nosso conteúdo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui