Saiba a diferença entre bacharelado, licenciatura e tecnológico

Conheça as diferenças entre as titulações.

Tão importante quanto escolher a profissão que você vai seguir, é prestar atenção na titulação do curso superior, ou seja, saber se o diploma recebido será de bacharel, licenciado ou tecnológico.

Confira as principais informações que você precisa saber sobre cada uma dessas opções.

BACHARELADO

É o tipo de curso mais tradicional de graduação. Corresponde a cerca de 60% de todos os cursos oferecidos no país. Concede uma formação abrangente, na qual você vai receber boa base teórica e científica e, ao final do curso, pode atuar nos diversos setores do mercado de trabalho – agropecuária, indústria, comércio e serviços.

Ideal para quem quer seguir carreira no mercado de trabalho, atuando em empresas ou por conta própria, como administrador, advogado, engenheiro, médico, jornalista, publicitário etc.

Duração: De quatro a cinco anos.
Documento de conclusão: Diploma de bacharel.

Os 5 bacharelados mais procurados*:

Direito

Medicina

Administração

Engenharia civil

Enfermagem

LICENCIATURA

É o curso para formação de professores. Para dar aulas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e no Ensino Médio é preciso cursar licenciatura em um campo específico do conhecimento, como História, Geografia e Matemática. Já para atuar na Educação Infantil e nas cinco primeiras séries do Ensino Fundamental é indicado fazer o curso de Pedagogia. As licenciaturas correspondem a cerca de 20% de todos os cursos de graduação.

Ideal para quem pretende lecionar no Ensino Fundamental ou Médio.
Duração: Quatro anos.
Documento de conclusão: Diploma de licenciado.

As 5 licenciaturas mais procuradas*:

Pedagogia

Educação Física

Ciências Biológicas

História

Matemática

Letras

TECNOLÓGICO (OU CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA)

Curso com foco na prática, de duração mais curta do que o bacharelado. Ao contrário dos bacharelados, que oferecem formação ampla e generalista (como o curso de Administração), os tecnológicos formam o aluno para o exercício de atividades específicas (Gestão de Recursos Humanos e Gestão Hospitalar, por exemplo). Os tecnológicos correspondem a cerca de 20% de todos os cursos de graduação.

Ideal para quem procura uma formação mais técnica, em nível superior, que permita inserção rápida no mercado. Atenção: as funções do tecnólogo são mais limitadas se comparadas com as do bacharel na mesma área.
Duração: De dois a três anos.
Documento de conclusão: Diploma de tecnólogo.

Os 5 tecnológicos mais procurados*:

Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Gestão de Recursos Humanos

Logística

Gestão Ambiental

Gastronomia

*Censo da Educação Superior 2015 (MEC/Inep). Candidatos inscritos em cursos de graduação presenciais.

Comentários

Recomendamos

Inscrições abertas para novos cursos EAD na Ufba
Visualizações 143
A Universidade Federal da Bahia (Ufba) oferta dez cursos de pós-graduação lato sensu nas áreas de Direito, Educação, Saúde, Tecnologia e Administração...
IFSP abre inscrição para graduação a distância em ...
Visualizações 51
O Instituto Federal de São Paulo (IFSP) abre inscrições para graduação a distância em Pedagogia. Ao todo serão oferecidas 500 vagas direcionadas à ed...
Proteína encontrada nas lágrimas pode gerar eletri...
Visualizações 8
Lisozima é também encontrada nas claras, saliva e leite. Uma pesquisa realizada pela Universidade de Limerick, na Irlanda, descobriu que é possível...