Lauro de Freitas terá sete USF para atendimento a pacientes com suspeita do novo Coronavírus

ASCOM - Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas

A Secretaria Municipal de Saúde de Lauro de Freitas (Sesa) definiu uma nova estratégia para atendimento de casos suspeitos de COVID-19.

A partir de segunda-feira (6), sete Unidades de Saúde da Família (USF) serão referência para casos de síndrome gripal, enquanto outras seis unidades receberão as demandas da estratégia de Saúde da Família com atendimentos adaptados a atual condição epidemiológica.

As USF de referência para atendimento a pacientes com sintomas da COVID-19 são: USF Espaço Cidadão e São Judas Tadeu, na Itinga; USF Irmã Dulce.  em Portão; USF Vida Nova; USF Chafariz; USF Antônio Carlos Rodrigues, em Areia Branca; e USF Jambeiro. Os atendimentos serão realizados de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. 

“A lista inclui unidades nos pontos centrais de todas as zonas da cidade que devem ser procuradas por pacientes com sintomas suspeitos para COVID-19. Nesses locais eles receberão atendimento e encaminhamento  a unidades referenciadas, caso necessário”, explica o superintendente da Atenção Básica, Hadson Namuor.

Namour ressalta que os profissionais das USFs destinadas a este serviço  especializado receberam orientações necessárias para o manejo adequado de pacientes que apresentem sintomas decorrentes da infecção por coronavírus. “A equipe médica das unidades darão orientações aos pacientes com suspeita diagnóstica e coleta do material que será encaminhado ao Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-Ba)”, explicou.

Nos equipamentos foram separados consultórios de uso exclusivo para atendimento de síndromes respiratórias. Nestes locais, os pacientes sintomáticos serão acolhidos separados dos assintomáticos. As demais unidades continuarão seus acolhimentos seguindo as estratégias de suspensão do agendamento ambulatorial, a fim de reduzir os aglomerados e assim a proliferação do novo coronavírus (COVID-19), dando prioridade aos atendimentos a pacientes com comorbidades e doenças crônicas, atendimento do pré-natal e puerperal.

Atendimentos 24h seguem fluxo habitual 

Lauro de Freitas conta com as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e Unidade de Pronto Atendimento Intantil (Upinha), na Itinga, PA Nelson Barros, no Centro e PA de Areia Branca mantendo o regime de plantões dos atendimentos em escala de 24h todos os dias da semana incluindo feriados.

“Somando o fluxo de atendimento, estas unidades de urgência e emergência recebem juntas em média 20 mil pacientes por mês. As UPAs e PAs estão preparadas para realização do diagnóstico da Covid-19 mediante a investigação clínica médica e coleta do material para envio ao Lacen-Ba”,  frisou o secretário da Sesa, Vidigal Cafezeiro.