4 dicas para trabalhar e estudar ao mesmo tempo

Trabalhar e estudar

Denis Waitley diz que os resultados que conseguimos na vida estão diretamente relacionados com o esforço que aplicamos. Pode parecer bastante óbvio, mas é fácil esquecer disso em situações nas quais temos que dar o melhor de nós. Este pode ser o caso das pessoas que precisam trabalhar e estudar ao mesmo tempo.

Trabalhar e estudar ao mesmo tempo não é fácil. Portanto, para conseguir bons resultados, devemos ser realistas. Não é impossível, mas é necessário ter consciência de que pode ser extremamente duro. Às vezes, o excesso de esforço pode limitar nossas capacidades.

Por essa razão, a ideia de fazer as coisas com calma não é ruim. Ou seja, não é preciso que você tente ser o melhor na faculdade, no trabalho, e que termine os estudos em poucos anos. Se você sentir que precisa procurar ajuda ou encontrar um meio termo, não pense duas vezes. Ir sem pressa nos dois âmbitos pode ser uma boa forma de se sentir à vontade, controlar o estresse e alcançar suas metas.

Não podemos nos enganar, compatibilizar estas duas atividades pode ser muito complicado. Por isso, além de maximizar seu esforço pessoal, você precisa conhecer alguns segredos que tornarão tudo um pouco mais fácil. A seguir veremos quatro deles.

“A satisfação encontra-se no esforço, não na conquista. O esforço total é uma vitória completa”.
-Mahatma Gandhi-

Conselhos para quem precisa trabalhar e estudar ao mesmo tempo

1- Aproveite seu tempo

A primeira das dicas para trabalhar e estudar ao mesmo tempo é maximizar o aproveitamento do tempo. Para conseguir isso, você vai ter que fazer certos sacrifícios. Por exemplo: evitar certas distrações.

Ao ter menos tempo para o trabalho, para o estudo e para si mesmo, você tem que aproveitar cada minuto do seu dia. Esqueça o celular enquanto estiver estudando. Deixe de lado as redes sociais, a internet, a televisão, etc. É preciso que você aproveite ao máximo o seu tempo. 

Na hora de trabalhar, trate de terminar todas as tarefas relacionados ao trabalho no escritório. Não deixe nada para ser resolvido em casa, assim você vai evitar o acúmulo de tarefas. Isso é recomendável para que você seja mais efetivo tanto no trabalho quanto nos estudos.

Tente aproveitar cada segundo livre que você tenha. Não se sinta culpado por tirar momentos para descansar, já que isso também é extremamente necessário.

2- Organize os espaços

Esta é outra dica que está muito relacionada com o ponto anterior.Se você quiser trabalhar e estudar ao mesmo tempo, você deve ter uma organização perfeita para que as tarefas não se misturem. Para alcançar seus objetivos, você precisa ter clareza sobre onde uma atividade termina e onde começa a outra.

Ou seja, vale a pena ser organizado tanto em relação ao trabalho quanto à casa. Junte tudo o que for relacionado a trabalho em um canto, e o que for relacionado a estudos em outro. Isso pode soar óbvio demais, mas é muito útil fazê-lo. Dessa forma, suas ideias ficarão mais claras.

3- Aprenda a delegar

Quando você estiver realizando muitas tarefas, delegar o trabalho é imprescindível. Você precisa confiar em seus companheiros e dividir entre eles qualquer encargo especialmente complexo, se for possível. Não tente monopolizar todos os méritos, pois no fim das contas você não vai poder lidar com todos eles.

Acontece a mesma coisa nos estudos: se você tiver que fazer muitos trabalhos em grupo, não tenha dúvidas e confie em seus companheiros. Também não se trata de evitar trabalho para que os demais possam fazê-lo. Simplesmente use o seu bom senso. Faça o que puder, nunca superficialmente, mas avaliando as possibilidades reais.

4- Mantenha uma vida ativa

É óbvio que se você estiver muito ocupado, será mais difícil fazer exercícios físicos. No entanto, é primordial fazer atividades físicas e ter uma vida saudável para tirar o melhor proveito de suas horas. Por exemplo, você pode conseguir se exercitar duas vezes por semana, fazendo algum esporte no qual sua mente fique mais leve e seu físico fique em forma.

Por outro lado, sua alimentação também é essencial. Coma o mais saudável possível. Faça um esforço para cozinhar. Grelhar um filé de frango ou salmão ou cortar um tomate não exige muito tempo nem experiência culinária e, além disso, pode fazer uma grande diferença em sua energia e em seu humor.

Por último, é claro, durma bem. O descanso é básico para ter uma vida saudável. Se você tiver a oportunidade, nunca deixe de dormir por um mínimo de sete horas diárias. Se você se organizar corretamente, vai ser possível fazer isso e você vai notar os efeitos positivos.

“A felicidade está na alegria da conquista e na emoção do esforço criativo”.
-Franklin D. Roosevelt-

Se você seguir estas quatro dicas, vai ser possível trabalhar e estudar ao mesmo tempo sem muitos problemas. Nós temos certeza de que você é capaz de fazer isso!

Comentários

Recomendamos

5 dicas para você abrir um negócio investindo pouc...
Visualizações 31
O desemprego e o aumento da inadimplência têm levado cada vez mais pessoas a trabalhar por conta própria.     Boa parte delas abrem seu...
Rede varejista abre vagas em Salvador sem exige ex...
Visualizações 110
A rede varejista Magazine Luiza oferece 02 oportunidades de emprego para o cargo de Vendedor para trabalhar em uma das lojas da empresa. Local de tra...
Vaga para Analista de Sistemas Junior em Salvador
Visualizações 59
A Tel está com duas (02) vagas para Analista de Sistemas Junior para trabalhar em Salvador. Escolaridade: Superior Completo ou em Curso em Sistema ...
9 canais do YouTube para aprender coisas novas
Visualizações 8
Confira uma seleção de canais que trazem cursos, dicas, entrevistas e insights de vida e carreira Dicas de carreira, liderança, oportunidades de estu...