São exemplos de Materiais Avançados os nanomateriais a base de carbono, como o grafeno, os metamateriais, polímeros avançados, materiais compósitos e ligas especiais, como as ligas envolvendo nióbio.
Um edital lançado pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep/MCTI) vai apoiar com R$ 10 milhões do Fundo Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) o desenvolvimento de produtos e serviços inovadores na área de Materiais Avançados. Podem participar empresas de todos os portes. As inscrições começam no dia 27 de julho e vão até 14 de setembro. Serão apoiadas atividades com nível de maturidade tecnológica de 4 a 7.
De acordo com o edital, são considerados Materiais Avançados aqueles que, devido a suas características ou processo tecnológico de preparação, têm a potencialidade de gerar produtos e processos inovadores de alto valor tecnológico e econômico, assim como agregar valor ou introduzir novas funcionalidades em produtos existentes. São exemplos os nanomateriais a base de carbono, como o grafeno, os metamateriais, polímeros avançados, materiais compósitos, ligas especiais, como as ligas envolvendo nióbio, entre outros.
Segundo o secretário de Empreendedorismo e Inovação do MCTI, Paulo Alvim, outros editais para Materiais Avançados estão previstos para 2020, já que o tema é uma prioridade do ministério. “A seleção faz parte de um grande esforço do MCTI para estimular e desenvolver a área de Materiais Avançados no país e agregar mais competitividade e produtividade ao setor produtivo nacional, além de fomentar a geração de mais empregos qualificados para a sociedade”, diz.
A íntegra do edital pode ser vista no endereço: http://www.finep.gov.br/chamadas-publicas/chamadapublica/645
Edital – Subvenção Econômica à Inovação – 05/2020 Materiais Avançados
Qualifique Já!
Leia outras notícias em nosso site Qualifique Já! Siga, também, o Qualifique Já! no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva em nosso canal no Youtube.
Curta nossa página
Grupos no WhatsApp e Telegram
Participe também de nossos grupos no WhatsApp e Telegram e receba diariamente todo o nosso conteúdo.