4 formas de ganhar experiência pra você que não tem (quase) nenhuma

Aposto que você já esteve nesta situação em que a vaga parecia perfeita, mas lhe exigia uma experiência que você ainda não tinha!

O mercado não para de se estreitar e as algumas empresas estão cada vez menos dispostas a contratar alguém sem experiência, que lhe exijam tempos de treinamentos e adaptação.

1. Que tal ser mais ativo na faculdade?

É legal se reunir com amigos e beber depois da aula, mas aproveite o tempo em que você ainda é graduando para participar de seminários, palestras e outros eventos acadêmicos, seja como expectador ou como staff de produção. 

Obviamente, nem sempre é remunerado, mas já é algo que você pode colocar no currículo e falar abertamente em uma entrevista.

2. Participar de trabalho voluntário

Já ouvi muita gente dizer que não vai se submeter a trabalho voluntário em grandes eventos no Brasil por questões políticas. E também em trabalhos filantrópicos como é feito em comunidades religiosas. Nunca dei ouvidas para isso e hoje mesmo trabalhando sou voluntario na minha comunidade cristã evangélica. Além da experiência, a oportunidade que você tem de conhecer outras pessoas, pensamentos e áreas são incríveis. Você termina o trabalho no final do dia se sentindo completamente diferente.

3. Compartilhe o que você aprendeu e vivenciou com outras pessoas

Quase tudo é compartilhável hoje e qualquer experiência, mesmo que mínima, deve ser compartilhada. Não só para inspirar, motivar, mas para mostrar quem é você do ponto de vista das empresas.

Você deve usar e abusar das possibilidades de compartilhamento para mostrar que você domina determinado assunto, ainda mais se ele for relacionado a vaga que tanto deseja!

Além das redes sociais como o Instagram o YouTube , se você gosta de ter um cantinho só seu e tem facilidade para lidar com ferramentas de blogging , então faça o seu e escreva conteúdos que tem a ver com você e sua carreira! Pra você que tem dificuldade de mexer com este tipo de programação, o WordPress e o Wix são plataformas bem intuitivas e fáceis de manusear. Não perca tempo e coloque o endereço do seu site no currículo!

4. Use e abuse do poder que os conteúdos gratuitos oferecem

Não abra mão do conteúdo gratuito e de qualidade que existe hoje na internet. Não tem desculpa, você pode encontras estes conteúdos em vídeos, parcelados em até 12 vezes, e-books, infográficos, sebos virtuais com livros mais em conta, etc.

Esses conteúdos podem te ensinar tanto como se estivesse em sala de aula e podem ser boas referências para o que você compartilha nas suas redes sociais e no seu blog.

Com a chegada da internet, a maneira de nos comunicar ficou ainda mais fácil e acessível. Aproveite ao máximo das vantagens que existem hoje no universo online para estar sempre aprimorando técnicas e conteúdos que aprendeu em aula. 

A construção de uma carreira passa por grandes desafios, alguns de nós a encaramos com mais facilidade, outros pulam até algumas etapas com as oportunidades que vão surgindo, mas se você deseja um recolocação, uma primeira chance e uma forma de melhorar a sua jornada na sua área, é importante se permitir vivenciar experiências que você mesmo nem nunca imaginou que vivenciaria. Esquecer o que os outros vão falar, pensar ou comentar e concentrar no que você deseja pra sua vida.

Aproveita e compartilhe com aquele amigo que está precisando de experiência pra entrar no mercado e não sabe nem por onde começar!